Rosa-do-deserto

Vejam que planta linda chegou aqui na Jardinaria esses dias! Eu fiquei encantada quando a vi, pois não a conhecia, e aí fui pesquisar sobre ela para poder mostrar aqui para vocês, pois acho que pode ser um ótimo presente para o dia dos namorados.

adenium20obesum20x

Adenium obesum

adenium_obesum_11

08_roceclock02_web

adeobepl01

Nome Científico: Adenium obesum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Adenium
Família: Apocinaceae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: perene
Floração: praticamente o ano inteiro
Luminosidade: pleno sol ou meia-sombra
Propagação: estacas caulinares e sementes

A Adenium Obesum pertence à família Apocinacea e é uma suculenta de aspecto escultural e floração exuberante. Conhecida popularmente como rosa-do-deserto, tem o caule engrossado na base (uma adaptação para armazenar água e nutrientes) que pode atingir um metro de diâmetro, e suas flores, em forma de trompete, possuem cores bem variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho, podendo ainda apresentar mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. O florescimento acontece praticamente o ano inteiro, mas principalmente na primavera.

A rosa-do-deserto pode ser cultivada à meia-sombra, porém, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno (que é mais recomendado para essa espécie), e deve ser plantada em solo arenoso, com ótima drenagem, irrigado em intervalos esparsos e regulares. Mas não é bom deixá-la muito tempo sem regas e é preciso também prestar atenção para que o solo não fique encharcado, pois, apesar de ser uma planta bastante resistente, por ser originária de locais áridos, não tolera umidade excessiva e pode apodrecer facilmente. Ela também não tolera o frio abaixo de 10° C.

Dica importante: podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, mas se mesmo assim for podá-la, use luvas, pois sua seiva é altamente tóxica.

257 comentários para “Rosa-do-deserto”

  1. Responder Franciele says:

    Olá sou do Mato Grosso! Podei a minha rosa do deserto só que agora não quer mais brotar! O quê fazer?

  2. Responder Thaisa says:

    Bom dia! Comprei uma rosa do deserto e a flor dela estar morrendo e as folhas verdes estão começando a amarelar, e em alguma pontas estão pretas!
    Oque eu devo fazer?? Obrigada

    • Responder Jardinaria says:

      Bom dia Thaisa, você está colocando-a no sol? Fez a adubação faz tempo? é necessário adubar as plantinhas a cada 3 meses para que elas se desenvolvam com saúde. Verifica a quantidade de água que você está colocando nela!

  3. Responder Thaisa says:

    Comprei num supermercado, e coloquei no sol agora! Será que é isso?

  4. Responder Sueli says:

    Olá, o bulbo de minha rosa do deserto está mole, com aspecto de batata apodrecendo, mas não é o bulbo todo e ela está com bastante brotos. Posso cortar a parte que está assim?

    • Responder Jardinaria says:

      Sueli, fica difícil analisar sem ver a plantinha pessoalmente, sugiro que você vá em uma loja especializada em plantas para que uma pessoa com experiência possa analisa-la. Ficamos com receio de te dizer que corte, pois poderá prejudicar sua plantinha!

  5. Responder LUZIA RODRIGUES DE ABREU says:

    Tenho várias rosas do deserto em casa e agora estão sendo atacadas por uma abelhinha preta.
    O que faço???
    Urgente!!!

  6. Responder Tatiane says:

    Oi quero trocar minha rosa do deserto de vaso , posso completar com mistura de terra vegetal e casca de pinos ao invés de terra e areia?

    • Responder Jardinaria says:

      o ideal da terra e areia é porque a areia ela faz com que a água escorra com mais facilidade, pode trocar, contanto que você observe a quantidade de água que está colocando em suas plantinhas para não exagerar! :)

  7. Responder Nome Valdir Cardoso says:

    Olá amigos, quantos dias dura em média uma flor da rosa do deserto?\Obrigado!!!

Deixe um comentário