Reutilizando caixas de frutas

Caixas plásticas de frutas, dessas encontradas em feiras livres e supermercados, podem se transformar em um móvel de duplo uso: estante e mesinha de apoio. O móvel, que já é super original, ainda pode ficar mais legal se, além da caixa, você também reaproveitar os pés-palito de uma antiga cadeira ou banquinho fora de uso. Depois, basta colocar um tampo e está feito. Fácil e rápido!

slideshow-caixa-estan-86
O que você vai precisar:
• 1 caixa plástica de frutas
• 4 pés-palito
• 4 porcas e 4 arruelas
• 1 tampo de madeira de 6 mm de espessura
• 4 suportes de plástico para prateleiras
• 4 parafusos pequenos
• 1 serra

slideshow-caixa-estan-01
Passo a passo:
1. Peça a um marceneiro para cortar um tampo de madeira com bordas arredondadas e folga de 1,5 cm em todo o entorno da caixa.
O tampo vai cobrir a abertura da caixa (ao mantê-la na posição original, evita-se que ela entorte com o peso).
2. Com uma serra, faça um recorte retangular em uma das laterais da caixa: essa será a abertura da estante.
3. Prenda os pés nos cantos inferiores usando as porcas e arruelas. Caso os pés não tenham parafusos, peça ao marceneiro que os coloque ou faça você mesmo: fure os pés, encaixe os parafusos e corte-os com uma margem de 1,5 cm de altura para fora do pé. Coloque a arruela e a porca.

slideshow-caixa-estan-02
4. Vire o tampo sobre uma superfície plana e coloque a caixa invertida sobre ele. Risque com um lápis o contorno da caixa sobre o tampo para saber onde colocar os suportes de prateleira, que irão fixar o tampo sobre a caixa para que ele não deslize.

slideshow-caixa-estan-03
Pronto!

Mais uma ótima idéia do tipo ‘faça você mesmo, economize e ainda ajude o planeta reaproveitando materiais’, não é mesmo!?

¨¨¨E por falar em caixas plásticas de frutas, veja essa outra idéia:
Juntando várias caixas, que podem ser presas com uma corda, fita ou elástico (para que não deslizem) é possível criar uma estante.

1_rect540_rect540

2_rect540

Essa da foto {desculpa, mas não lembro onde encontrei} é super elaborada, com rodinhas e tudo! Mas dá para se inspirar nessas imagens e fazer uma bem mais simples, né?! Acho que aqueles elásticos extensores ou alças elásticas são boas opções para segurar as caixas.

elastico-alca1


2 comentários para “Reutilizando caixas de frutas”

  1. Responder claudia says:

    muito criativo mostrem mais ideias como estas

Deixe um comentário