27 out 2009

Bebedouros para beija-flores

A finalidade do bebedouro para beija-flores é atrair essas aves para os jardins, varandas, janelas. Mas, muitas vezes, ao invés de beija-flores, atraímos um monte abelhas! Esse é um problema comum aos bebedouros, assim como a fermentação da mistura, que pode até prejudicar os pássaros. Por isso, listamos aqui algumas coisinhas que podem ser feitas para solucionar esses e outros casos:

beija_flor

Proporção açúcar/água – A alimentação artificial de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O açúcar fornece energia e o seu excesso não causa problemas aos animais, mas é um desperdício, porque as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.

Limpeza - A falta de higiene nos bebedouros faz mal e pode até mesmo matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, evita-se o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave, causando sua morte por sufocação.
Para fazer a limpeza, retire o bebedouro sujo, lave-o com água corrente, escove onde há depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada a um pouco de água sanitária. Enxágüe bem e deixe secar para reutilização no dia seguinte.
O ideal é ter dois bebedouros. Ao remover um deles para fazer a limpeza, coloca-se outro com nova mistura.

Formigas – No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.

Abelhas – Quando abelhas começarem a visitar o bebedouro significa que a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas.
Se a diminuição de açúcar na mistura para os beija-flores não for suficiente para espantar as abelhas, pode-se usar um repelente natural feito com 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de azeite + ¼ de dente de alho.
Amasse o alho com um garfo e vá juntando os outros ingredientes, homogeneizando a mistura. Encha o bebedouro limpo com a solução de açúcar e, antes de pendurá-lo, passe o repelente com pincel onde pousam as abelhas. Não deixe misturar com a solução de açúcar. A sobra do repelente pode ser guardada em geladeira por alguns dias para reutilização. Antes do reuso, deixe em temperatura ambiente por alguns minutos, misture bem seus componentes e então pincele no bebedouro.

Outras aves – No bebedouro para beija-flores também podemos receber a visita de muitas outras aves que se alimentam de néctar, e que devem ser sempre bem-vindas! Então, seria interessante anexar um poleiro, para facilitar o acesso delas. Ele pode ser um palito de churrasco, ou pauzinho japonês, atravessado na base oca do bebedouro.

Em tempo: Os bebedouros para beija-flores já foram incriminados como causadores de candidíase oral nessas aves, o que, entretanto, não está comprovado cientificamente.

Related Posts

8 comentários to “Bebedouros para beija-flores”

  1. Responder lourdes says:

    amei as dicas pois onde eu moro tem uma enorme quantidade de beija-flor,eu vinha colocando agua com açucar sem saber as medidas corretas e fiquei sabendo que podia fazer mal para as aves se a quantidade de açucar não correspondesse asnecessidades deles,ai eu parei de alimenta-los mas agora com a medida certa vou voltar os bebedouras e ter a dadiva de recebe-los em minha casa.
    lourdes de arujá
    obrigado

  2. Responder francisco says:

    gostei das dicas pois estou começando agora com essa alimentação de beija-flor obrigado!!!

  3. Responder Iris Condessa says:

    Maravilhoso a dica de vocês, principalmente de desvendar o mito que dar açucar para o beija flor faz mal. Muito Bom.

  4. Responder Debora says:

    Eu amo beija-flores, eles são uns fofos, lindos e mágicos, adorei as dicas de vcs, mt obrigada !! eu tinha problemas com formigas agora não tenho mais !! mt obrigada !!

  5. Responder sandrini says:

    Onde encontrar um bebedouro de bacia anti respingo para beija flores?

    Grato

  6. Responder sandrini says:

    Ótima a dica do azeite vinagre e alho; OBRIGADO

Deixe uma comentário