02 jun 2010

Rosa-do-deserto

Vejam que planta linda chegou aqui na Jardinaria esses dias! Eu fiquei encantada quando a vi, pois não a conhecia, e aí fui pesquisar sobre ela para poder mostrar aqui para vocês, pois acho que pode ser um ótimo presente para o dia dos namorados.

adenium20obesum20x

Adenium obesum

adenium_obesum_11

08_roceclock02_web

adeobepl01

Nome Científico: Adenium obesum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Adenium
Família: Apocinaceae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: perene
Floração: praticamente o ano inteiro
Luminosidade: pleno sol ou meia-sombra
Propagação: estacas caulinares e sementes

A Adenium Obesum pertence à família Apocinacea e é uma suculenta de aspecto escultural e floração exuberante. Conhecida popularmente como rosa-do-deserto, tem o caule engrossado na base (uma adaptação para armazenar água e nutrientes) que pode atingir um metro de diâmetro, e suas flores, em forma de trompete, possuem cores bem variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho, podendo ainda apresentar mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. O florescimento acontece praticamente o ano inteiro, mas principalmente na primavera.

A rosa-do-deserto pode ser cultivada à meia-sombra, porém, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno (que é mais recomendado para essa espécie), e deve ser plantada em solo arenoso, com ótima drenagem, irrigado em intervalos esparsos e regulares. Mas não é bom deixá-la muito tempo sem regas e é preciso também prestar atenção para que o solo não fique encharcado, pois, apesar de ser uma planta bastante resistente, por ser originária de locais áridos, não tolera umidade excessiva e pode apodrecer facilmente. Ela também não tolera o frio abaixo de 10° C.

Dica importante: podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, mas se mesmo assim for podá-la, use luvas, pois sua seiva é altamente tóxica.

Related Posts

200 comentários to “Rosa-do-deserto”

  1. Responder Silvana Pereira de Oliveira (G_Art 1S14 S1) says:

    Olá, fiz o transplante de uma rosa do deserto que comprei, pois ela estava num vaso muito pequeno, inclusive as raízes estavam estufando o vaso…replantei-a numa bacia, deixei as raízes suspensas, coloquei uma mistura de 50% de areia de construção e 50% de substrato orgânico e reguei com Forth Enraizador, no entanto, hj deparei-me com folhas amarelas nela, apesar de ter aberto uma flor. Desejo saber o porque de as folhas estarem amarelando e se posso rega-las semanalmente com o Forth Flores, na proporção de 1 c de café por litro dágua. Ela fica pendurada na minha área de serviço, pega o sol da manhã até as 12h filtrado pela telha de brasilit, tenho medo de deixá-la ao ar livre e perdê-la. Aguardo orientações.Obrigada(o)

  2. Responder zilma sandrin says:

    Olá, meu nome é Zilma e gostaria de saber como faço para deixar o caule da minha planta bem grosso.
    Pois a minha rosa só cresce em altura e não solta flores.
    Obrigada.

  3. Responder sonia says:

    oii minha rosa do deserto floriu até então estava tudo ok…dias depois começou a amarelar as folhas e começaram a cair o que posso fazer não quero perde-las…aqui onde estou o tempo esta muito seco molho todos os dias ao lavar a aria mais sem muito excesso por que já pela a tarde a terra já esta bem seca…pela manhã ela pega sol até 13:00 mais ou menos me ajude por favor…desde já agradeço.

  4. Responder Nelvia says:

    boa tarde posso ter uma rosa do deserto dentro de casa? Pois moro de aluguel e não quero plantar ela na terra ?por favor me ajuda

    • Responder Mariana says:

      Nelvia, só aconselhamos a ter dentro de casa se for para colocá-la num local de luminosidade constante, como uma varanda.

    • Responder Nome silvio R. Silva says:

      Boa Tarde Nelvia, vc. pode deixar ela no vaso, mas o ideal é que ela fique no sol no minimo 3 horas por dia, o ideal é de 6 horas. VC. vai rega-la quando perceber que aterra do vaso estiver seca mas não só o superfície do vaso e sim toda a terra…. pois a planta ( rosa do deserto ) não tolera muita umidade..

  5. Responder helenir peixoto says:

    gostaria de comprar mudas de rosas do deserto.

  6. Responder sileuza says:

    Bom dia tenho uma rosa do deserto e ela não da flores podei ela esta linda ela ja tem dois anos que devo faze
    obrigado.

    • Responder Jardinaria says:

      Olá, Sileuza. Lembre-se que o fato dessa suculenta ser uma planta oriunda do semiárido não faz dela imortal à falta d’água, muitas pessoas cometem o erro de nunca irrigarem suas suculentas e planta nenhuma vive sem água. Porém tome cuidado também com o excesso, umedecer o solo a cada alguns dias costuma ser o suficiente para essa planta, nunca podemos encharcá-la para assim não propiciar a proliferação de fungos. Em caso de invernos rigorosos, mova o vaso da planta para lugares protegidos do clima durante a noite, e exponha a muito sol durante o dia. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  7. Responder NomecRISTIANE Donato says:

    BOA TARDE ,VI ESTA BELA PLANTA NA INTERNETE MAIS PRECISO NO MERCADO LIVRE ,FIQUEI TÃO APAIXONADA QUE COMPREI NO DIA 24/10/2014 QUANDO FOI NO DIA 10/11 ELA CHEGOU FIQUEI MUITO TRISTE POIS SUAS FOLHAS ESTAVAM PODRE E A PONTA DA PLANTA TABEM ESTA ESCURA COMO SE JA ESTIVESSEM APODRECENDO, O QUE FAZER PARA QUE ELA NÃO MORRA POIS SUAS RAIZES ESTÃO AMARELADAS E SU TRONQUINHO TAMBEM ,O QUE MAIS ME INDIGNOU FOI COM AS CONDISSÕES QUE A PLANTA CHEGOU DENTRO DE UMA CAIXA DENTRO DE UM SACO OU SEJA SEM CUIDADO NENHUM POR FAVOR ME AJUDA !!!!

    • Responder Jardinaria says:

      Olá, Cristiane. Lembre-se que o fato dessa suculenta ser uma planta oriunda do semiárido não faz dela imortal à falta d’água, muitas pessoas cometem o erro de nunca irrigarem suas suculentas e planta nenhuma vive sem água. Porém tome cuidado também com o excesso, umedecer o solo a cada alguns dias costuma ser o suficiente para essa planta, nunca podemos encharcá-la para assim não propiciar a proliferação de fungos. Em caso de invernos rigorosos, mova o vaso da planta para lugares protegidos do clima durante a noite, e exponha a muito sol durante o dia. Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  8. Responder gorete says:

    Moro Novo Hamburgo RGS tenho a rosa do deserto,o caule esta lindo,mans ela nao da flores,ela pega sol.

    • Responder Jardinaria says:

      Olá, Gorete. Lembre-se que o fato dessa suculenta ser uma planta oriunda do semiárido não faz dela imortal à falta d’água, muitas pessoas cometem o erro de nunca irrigarem suas suculentas e planta nenhuma vive sem água. Porém tome cuidado também com o excesso, umedecer o solo a cada alguns dias costuma ser o suficiente para essa planta, nunca podemos encharcá-la para assim não propiciar a proliferação de fungos. Em caso de invernos rigorosos, mova o vaso da planta para lugares protegidos do clima durante a noite, e exponha a muito sol durante o dia.

  9. Responder leonardo says:

    pessoal são plantas que adoram o sol,tenho várias e nunca tive problemas maiores com elas.o segredo é o sol pleno e olha que estou no nordeste.agua coloco de tres em tres dias ,e as mesmas dão flores o ano inteiro.

Deixe uma comentário