02 jun 2010

Rosa-do-deserto

Vejam que planta linda chegou aqui na Jardinaria esses dias! Eu fiquei encantada quando a vi, pois não a conhecia, e aí fui pesquisar sobre ela para poder mostrar aqui para vocês, pois acho que pode ser um ótimo presente para o dia dos namorados.

adenium20obesum20x

Adenium obesum

adenium_obesum_11

08_roceclock02_web

adeobepl01

Nome Científico: Adenium obesum
Nome Popular: Rosa-do-deserto , Adenium
Família: Apocinaceae
Origem: Sul da África e Península Arábica
Ciclo de Vida: perene
Floração: praticamente o ano inteiro
Luminosidade: pleno sol ou meia-sombra
Propagação: estacas caulinares e sementes

A Adenium Obesum pertence à família Apocinacea e é uma suculenta de aspecto escultural e floração exuberante. Conhecida popularmente como rosa-do-deserto, tem o caule engrossado na base (uma adaptação para armazenar água e nutrientes) que pode atingir um metro de diâmetro, e suas flores, em forma de trompete, possuem cores bem variadas, indo do branco ao vinho escuro, passando por diferentes tons de rosa e vermelho, podendo ainda apresentar mesclas e degradeés do centro em direção as pontas das pétalas. O florescimento acontece praticamente o ano inteiro, mas principalmente na primavera.

A rosa-do-deserto pode ser cultivada à meia-sombra, porém, florações abundantes só serão obtidas sob sol pleno (que é mais recomendado para essa espécie), e deve ser plantada em solo arenoso, com ótima drenagem, irrigado em intervalos esparsos e regulares. Mas não é bom deixá-la muito tempo sem regas e é preciso também prestar atenção para que o solo não fique encharcado, pois, apesar de ser uma planta bastante resistente, por ser originária de locais áridos, não tolera umidade excessiva e pode apodrecer facilmente. Ela também não tolera o frio abaixo de 10° C.

Dica importante: podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes feias na planta, mas se mesmo assim for podá-la, use luvas, pois sua seiva é altamente tóxica.

Related Posts

174 comentários to “Rosa-do-deserto”

  1. Responder ROSIMERY says:

    TENHO UMA ROSA DO DESERTO QUE PELA SEGUNDA VEZ DÁ OS BOTÕES MAS NA HORA DE ABRIR ELA SECA E CAI. SEI QUE SÃO DA COR ROXA MAS NÃO CONSIGO TER O PRAZER DE VÊ-LA ABERTA.

  2. Responder Fernando goulart says:

    Será que posso colocar um exemplar bem grande dentro de uma loja? Claro com iluminação acima dela, penso em um pendente algo de iluminação somente pra ela, será que da certo?

  3. Responder joelma says:

    minha rosa do deserto nao da flores gostaria de saber por que.

  4. Responder roseli says:

    comprei um vaso com a rosa do deserto ela com um botão, as folhas amarelaram e caiu. Oque fazer, posso deixa-la em uma varanda que bate sol indireto ou na sacada que o sol é direto , .Por favor me oriente pois achei esta plantinha muito linda

  5. Responder Virgínia says:

    Por favor, tenho uma rosa do deserto e também começa a florar e seca! Qual seria a indicação de adubação por gentileza!

  6. Responder katia lemos says:

    Minha rosa do deserto esta apodrecendo no centro do caule o que posso fazer para salva-la.
    Ajude-me por favor

  7. Responder alice says:

    podemos colocar húmus de minhoca em vaso de rosa do deserto? as folhas
    estão ficando amarelas e não sei o que faço. Obrigado aguardo resposta.

  8. Responder Jacqueline says:

    Olá, passei uma semana fora e deixei minha mãe cuidando da minha flor do deserto, contudo quando voltei vi que todas as folhas dela caíram. Ela vai morrer? O que devo fazer? Por favor, ajudem. Abraços!

  9. Responder laisla says:

    comprei uma rosa do deserto pequena de 15 reais no dia 9 dei 500 ml de agua pois ela estava com sede,deixei ela numa sombra e levou chuva ate hoje .quanto eu dou de agua e em quantos dias me disseram q era de 8 em 8 dias é correto de oito em oito dias e meio litro,demora quantos dias para ela dar flores ,deve ter ocorrido algo com ela .por favor me respondam o mais rapido possivel .

Deixe uma comentário