28 jun 2011

Quadro de Recados “Faça-você-mesmo”

Acho que quadro de recados é uma das coisas mais úteis para se ter em casa {ou no escritório, ateliê…}.  Mesmo sendo uma adepta da agenda {daquelas antigas mesmo, escritas com caneta ou lápis}, onde eu anoto tudo e leio todos os dias, os meus murais {tem mais de um} vivem cheios de lembretes. Sempre ponho recado para a diarista, para o meu filho e até para mim mesma {é, eu sou meio louca e morro de medo de esquecer as coisas}!

Aí, dia desses, vasculhando sites interessantes pela internet, achei esse aqui:O mais legal é que foi a própria dona desse blog que fez. E ela ainda preparou um passo-a-passo (que eu compartilho aqui) para quem quiser fazer um igual. Agora ninguém vai mais ser desorganizado e esquecer compromissos, é só colocar a mão na massa e depois colocar um monte de avisos no quadro!

Ah, outra coisa: a maioria dos materiais você pode aproveitar de algo que já existia, então, além de útil e bonito, o seu mural ainda vai ser ecológico!

Você vai precisar de:
•    Tecido autocolante (ou tecido de algodão + cola) {lembra daquele retalho que você não sabia o que fazer com ele?}
•    Placa de madeira
•    Pistola de grampos (ou tachinha + martelo)
•    Elástico
•    Tesoura
•    Rolinho de pintura
Observações: diversas opções de material podem ser utilizadas para a base. Desde que seja uma placa firme, servem MDF, aglomerado, compensado e até um fundo velho de gaveta quebrada. Neste projeto, foi utilizada uma placa de um armário que ia ser descartada.

Passo-a-passo:
1. Corte o tecidoPara cortar o tecido, deixe uma sobra de 2cm, além da espessura da placa.

2. Prepare a cola
Se não estiver usando um tecido autocolante, você vai precisar diluir a cola em água (duas partes de cola para uma de água) e depois passá-la na placa com um rolinho de pintura, para ficar uniforme.

3. Cole o tecidoFaça um rolinho com o tecido, ponha sobre o lado da placa que está com cola, e vá alisando com a mão, para evitar bolhas. Desenrole o tecido aos pouquinhos, até cobrir a placa inteira. {Alguém já encapou livros com aquele ‘papel contact’? Esse passo é quase a mesma coisa}Se estiver usando um tecido autocolante, o procedimento é o mesmo.

4. Faça o acabamentoPara um melhor acabamento, corte um quadradinho em cada um dos quatro cantos antes de virar o tecido para “encapar” a placa.

5. Prenda o elásticoComece prendendo a ponta do elástico pela parte de trás com a ajuda da pistola de grampos ou com tachinha e martelo. Depois de trançar pela frente, reforce as outras posições com grampos ou tachinhas, como na foto acima.Pronto! O mural pode ficar sobre uma mesa ou pendurado na parede. Fácil e rápido, não foi?

Related Posts

3 comentários to “Quadro de Recados “Faça-você-mesmo””

  1. Responder Mi says:

    oi, dá pra fazer este mural com papelão invés de madeira??
    beijos e obrigada……….
    asz: Mila

    • Responder Kika says:

      Mila, acho que é possível, sim, mas o papelão tem que ser bem grossinho e rígido, ou várias folhas juntas para que não fique dobrando.
      Quando você fizer, manda uma foto pra mim (jardinaria.ac@gmail.com)? Já tô curiosa para ver como vai ficar.
      Beijo.

  2. Responder Cláudia says:

    Também dá para fazer com tela para pintura, fica bem leve. ^_^
    Abraços.

Deixe uma comentário