31 ago 2011

Casa Protegida

Para muitas pessoas, principalmente as que moram em apartamento, o hall de entrada da casa é um lugar ao qual não dão muita importância na hora de pensar na decoração. Mas não deveria ser assim.

Segundo o Feng Shui, uma milenar técnica chinesa de harmonização de ambientes, a entrada da casa tem um papel fundamental em garantir um bom ch’i (a energia vital que beneficia os moradores), pois é também por aí que essa energia entra. Portanto, algumas sugestões devem ser levadas em conta:

- As portas devem se abrir totalmente e com facilidade.
- A circulação precisa estar desobstruída. Móveis e objetos que atrapalham a passagem devem ser evitados.
- Espelhos podem ser usados para captar as boas energias e repelir as ruins.  O ideal é colocar um na parede em frente à porta de entrada.
- Luminárias, cristais e vasos com flores favorecem o bem-estar.
- Plantas atraem a energia viva.  Mas não se deve exagerar no uso de espécies venenosas e com espinhos. (Veja aqui algumas espécies que dão sorte)
- Os materiais naturais são os mais indicados, como a madeira, por exemplo, que simboliza a expansão.

Porém, não são só as “vibrações positivas” que atingem o lar através da entrada principal. Por isso, também não custa nada manter objetos de proteção junto à porta, pois eles atraem as boas energias e repelem as ruins. E isso não é nenhuma novidade, tanto que muitas religiões e tradições espirituais mais antigas já possuíam seus próprios amuletos, que até hoje são utilizados por nós. Então, basta escolher aquele {ou aqueles, já que são muitos} com o qual se identifica mais e colocar lá pendurado na porta, na parede, ou disposto em algum cantinho do hall.

OLHO GREGO Conhecido também como olho turco, tem o poder de captar as energias negativas do ambiente {o tão famoso “mau-olhado”}. Deve ser pendurado numa parede próxima à entrada ou usado como pingente do chaveiro. Como é feito de vidro, pode rachar ou quebrar, e quando isso acontece é sinal de que o amuleto cumpriu sua função protetora, devendo, portanto, ser imediatamente trocado por um novo.

MANEKI NEKO A tradição da estatueta em formato de gatinho é originária do Japão. De acordo com a lenda, um comerciante se livrou da falência graças a seu gato, que, com a pata levantada, se pôs a chamar fregueses para o estabelecimento. Vem daí o costume oriental de colocar esse amuleto próximo à porta de lojas e restaurantes, pois acredita-se que ele atrai prosperidade.

FLORES Vasos e arranjos florais além de embelezarem o ambiente, levantam o astral e ajudam a equilibrar as energias, pois faz com que a gente se sinta mais próximo da natureza. Como as flores estão entre as principais curas do Feng Shui, há espécies e cores específicas para harmonizar cada ambiente, mas, para o hall de entrada, o mais importante é levar em consideração o gosto pessoal, escolhendo as espécies que têm mais a ver com a personalidade dos moradores. Também é fundamental trocar a água do vaso com freqüência para evitar que a energia fique estagnada.

ESPÍRITO SANTOO costume de ter em casa a imagem de uma pomba branca, símbolo do Espírito Santo, vem da tradicional Festa do Divino, trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. (Imagem encontrada aqui)

ESPADA-DE-SÃO-JORGE Acredita-se que a planta tem o poder de proteger a casa da inveja e do mau-olhado e evitar conflitos em família. Para isso, deve ser colocada perto da porta de entrada, plantada num vaso ou num arranjo feito apenas com as folhas. Também existe a crença de que a planta atrai prosperidade – que, aliás, chega mais rápido se suas folhas tiverem bordas amarelas.

CIGARRA A cigarra é considerada um inseto símbolo da região da Provença, no sul da França. Seus habitantes acreditam que o canto dela atrai sorte, prosperidade e felicidade. Por isso, eles costumam pendurar um talismã no formato do bicho, feito de cerâmica, porcelana ou madeira, na porta ou numa parede próxima à entrada da casa.

CATA-VENTO E SINO DOS VENTOS Têm a função de renovar as energias que circulam pela casa e estão associados a atributos positivos presentes em algumas tradições religiosas e espirituais que se referem ao vento como mensageiro divino.

MÃO DE FÁTIMA O talismã foi batizado em honra a Fátima, filha do profeta Maomé, fundador do islamismo. Com inscrições que remetem aos ensinamentos primordiais dessa religião (fé, oração, jejum, caridade e peregrinação), deve ser pendurado na porta ou numa parede próxima à entrada da casa para atrair a proteção espiritual. Apesar de sua origem, o amuleto também é reconhecido pelos judeus como um emblema de bons presságios.

PIMENTEIRA Segundo a sabedoria popular, essa planta afasta todo tipo de vibração negativa. Sua eficácia como amuleto, plantada num vaso colocado perto da porta, é atribuída à cor vermelha de seus frutos. Diz a crença que quando uma pessoa invejosa entra na casa, seu olhar é imediatamente atraído pelo intenso colorido da pimenta, que, por sua vez, absorve e neutraliza tal negatividade.

SAL GROSSO E INCENSO O uso do sal está presente em rituais de quase todas as religiões e crenças espirituais, pois é considerado um símbolo de força vital, proteção e purificação. Um potinho com sal grosso, colocado próximo à porta, tem o poder de absorver fluidos negativos, neutralizar o mau-olhado e renovar a energia da casa, e o incenso, por estimular o olfato, favorece a sintonia com as forças benéficas do ambiente, potencializando os efeitos positivos do sal.

FERRADURAÉ um símbolo de felicidade e fertilidade e está associada à boa sorte. Dizem que para garantir energia positiva a um ambiente, basta por uma ferradura junto à porta.

Related Posts

5 comentários to “Casa Protegida”

  1. Responder simone says:

    Bastante Interessante e responde às curiosidades

  2. Responder Jaime Carneiro says:

    Olá está faltando um entre no meu blog e você vera.

  3. Responder lucinha freitas says:

    Amei estas ideias já mi senti com uma nova energia, obrigado pelos conselhos.

  4. Responder Ermelinda says:

    Acho ótimo as flores mas não sei como colocar. moro em a apartamento mas tenho boas paredes para as colocar e da também muito sol da manhã.

Deixe uma comentário